O que é bug do Sistema?

Em primeiro lugar, os bugs podem ser imperceptíveis, e muitas vezes não vão causar nem um problema no seu sistema.

Mas também há aqueles que geram grandes falhas, podendo comprometer dados do sistema, servidor ou até mesmo em hardware.

O que é bug

Quais são os principais tipos de bugs?

Em primeiro lugar, os bugs podem ser imperceptíveis, e muitas vezes não vão causar nem um problema no seu sistema.
Mas também há aqueles que geram grandes falhas, podendo comprometer dados do sistema, servidor ou até mesmo em hardware.

1. Bug funcional

2. Bug de conteúdo

3. Bug visual

Fonte: KingHost

Bug do milênio em 2022

A Microsoft encontrou uma surpresa desagradável no início de 2022: um bug crítico no serviço de e-mail comercial do Microsoft Exchange que simplesmente parou de enviar novas mensagens pela plataforma. Os bugs, que a empresa detectou nas versões do Exchange Server 2016 e do Exchange Server 2019, não têm nada a ver com a vulnerabilidade, mas um detalhe estranho: numericamente, o sistema não está pronto para 2022 – semelhante a produzir um fenômeno terrível O fenômeno fez a transição para o “Bug do Milênio” em 2000. Tecnicamente, o problema é um problema de incompatibilidade ao verificar o mecanismo antivírus FIP-FS. Um dos arquivos de assinatura criados durante este processo tem uma sequência de números relativos à data menor que 2.201.010.001 como seu valor máximo. Este é o log da meia-noite de 1º de janeiro de 2022, quando os erros começaram a aparecer. Felizmente, como o tráfego de e-mail diminuiu durante o período, poucos usuários foram afetados.

Fonte: Tecmundo

Mas da onde surgiu a palavra "Bug"

Créditos da Imagem: Naval History and Heritage Command

O Primeiro "Bug de Computador"

A primeira mariposa de bug de computador encontrada presa entre os pontos no relé # 70, painel F, da calculadora de relé Mark II Aiken enquanto estava sendo testada na Universidade de Harvard, 9 de setembro de 1945.

Em 1947, um dia comum, foi registrado o primeiro “bug” da história da computação. O fato de isso ter acontecido em um laboratório de pesquisa em Harvard é histórico não apenas porque foi o primeiro a ser registrado, mas porque realmente é um “inseto”.

Antes de prosseguir, vamos fazer um parêntese para explicar como a palavra “bug” é usada hoje. Embora traduzido literalmente como “insecto”, o termo em inglês é usado para descrever erros no sistema e por se tratar de um conceito técnico é de difícil tradução, por isso em português costumamos usar o termo em inglês. 

Hoje, onde há um componente digital, há código, e onde há código, há um defeito… em outras palavras, um defeito. 

À medida que os sistemas se tornam mais complexos, a tarefa de detectar erros se torna mais difícil, e um dos trabalhos mais difíceis para um programador é detectar esses erros para que o sistema funcione corretamente, o que chamamos de depuração (debugging).

Continuando a História

Agora, vamos voltar à história: durante a Segunda Guerra Mundial, muitos recursos foram destinados ao avanço da ciência da computação para ganhar vantagem no campo de batalha. 

Um dos projetos mais notáveis foi o desenvolvimento do computador Mark I, que teve tanto sucesso que as investigações continuaram assim que a guerra acabou, e o dispositivo estava disponível nas versões II e III. 

A façanha que queríamos compartilhar aconteceu quando um grupo de investigadores estava trabalhando no Mark II, após várias tentativas de detectar uma falha no sistema que impedia o funcionamento do computador, os investigadores descobriram o que era literalmente um “bug”: uma mariposa ficou presa no relé do Mark II. 

Grace Murray Hopper, uma das cientistas que trabalham no projeto, registrou o feito em seu caderno, ele remove as mariposas com uma fita e enfatiza: “First actual case of bug being found” – Primeiro caso real de um bug encontrado. Ainda que o termo “debugging” já existia, encontrar um inseto real foi um fato muito peculiar. 

Origem do termo Bug

Mesmo esse bug no Mark II sendo um marco na história por sua particularidade, não se sabe ao certo se esse fato foi o que originou o termo “bug”. O primeiro registro achado em uma das notas de trabalho de Thomas Edison em que descrevia erros ou interferência no telégrafo. Logo, o termo se popularizou para descrever qualquer falha na construção de uma operação ou sistema técnico.