Autenticação e autorização

A autenticação é a prática de segurança de confirmar que alguém é quem afirma ser, enquanto a autorização é o processo de determinar o nível de acesso de cada usuário.
Por exemplo, pense em um viajante hospedado em um hotel. Quando fizeram o check-in na recepção, foi solicitado que mostrassem seus passaportes para confirmar que eram os mencionados na reserva. Aqui está um exemplo de autenticação.
Depois que um funcionário do hotel autentica o hóspede, ele recebe um cartão de acesso limitado. Este é um exemplo de autorização. Os cartões de acesso aos hóspedes permitem o acesso aos quartos, elevadores e piscinas – mas não a outros quartos ou elevadores de serviço. Por outro lado, os funcionários do hotel podem entrar em mais áreas do hotel do que os hóspedes.

Qual a Diferença

Na verdade, os dois trabalham lado a lado. A autenticação confirma que os usuários são quem dizem ser, verificando quem são. A autorização concede a esses usuários autenticados acesso aos recursos. Quando usados ​​juntos, eles podem fortalecer a segurança de cada endpoint em uma empresa, garantindo que todos os dados sejam protegidos. Uma vez autenticados, os usuários só podem ver as informações às quais têm acesso. Para contas bancárias online, os usuários só podem ver informações relacionadas às suas contas bancárias pessoais. Enquanto isso, os gestores de fundos bancários podem fazer login no mesmo aplicativo e visualizar dados sobre os ativos financeiros gerais do banco. Como os bancos lidam com informações pessoais muito confidenciais, é perfeitamente possível que ninguém tenha acesso irrestrito aos dados. Mesmo o presidente ou diretor de segurança de um banco pode precisar passar por um protocolo de segurança para acessar os dados completos de um cliente individual.

Os administradores do gerenciamento de acessos devem saber como usar cada solução

Com a S.H.I, sua empresa pode aproveitar as políticas de autenticação e autorização para criar uma solução de identidade completa.