O que é MSP?
O que é um provedor de serviços gerenciados?
Em inglês ( managed service provider – MSP)
Um provedor de serviços gerenciados (MSP) é uma empresa terceirizada que gerencia remotamente a infraestrutura de tecnologia da informação (TI) de um cliente e os sistemas do usuário final. Pequenas e médias empresas (SMBs), organizações sem fins lucrativos e agências governamentais contratam MSPs para executar um conjunto específico de serviços de gerenciamento diário. Esses serviços podem incluir gerenciamento de rede e infraestrutura, segurança e monitoramento.
Os MSPs geralmente gerenciam os recursos administrativos do dia a dia para que as organizações clientes possam se concentrar em melhorar seus serviços sem se preocupar com o tempo de inatividade do sistema a longo prazo ou interrupções de serviço.
Enquanto alguns MSPs podem se especializar em determinados segmentos de TI, como armazenamento de dados, outros se concentram em mercados verticais específicos, como jurídico, serviços financeiros, saúde ou manufatura. Os provedores de serviços de segurança gerenciados, por exemplo, oferecem tipos de serviços especializados, como gerenciamento remoto de firewall e outras ofertas de segurança como serviço. Os provedores de serviços de impressão gerenciados mantêm impressoras e prestam serviços. Normalmente, os MSPs realizam suas operações remotamente pela Internet.
A evolução dos MSPs começou na década de 1990 com o surgimento dos Application Service Providers (ASPs), que oferecem um nível de serviço para lidar com aplicativos remotos. Os ASPs ajudaram a pavimentar o caminho para a computação em nuvem e as empresas fornecerem suporte remoto para a infraestrutura de TI dos clientes. Os MSPs inicialmente se concentraram no monitoramento e gerenciamento remoto (RMM) de servidores e redes. Com o tempo, eles expandiram o escopo de seus serviços como forma de se diferenciar de outros provedores.
Hoje, os termos provedor de serviços em nuvem e provedor de serviços gerenciados às vezes são usados de forma intercambiável quando o serviço do provedor é respaldado por um contrato de nível de serviço (SLA) e entregue pela Internet.
Para que servem os MSPs?
A contratação de um provedor de serviços gerenciados pode ajudar uma organização a melhorar suas operações.
SMBs são clientes MSP típicos. Muitas pequenas empresas têm recursos internos de TI limitados, portanto, podem procurar um serviço MSP como uma forma de obter experiência em TI. Mas grandes empresas também podem contratar MSPs. Por exemplo, agências governamentais que enfrentam pressões orçamentárias e restrições de contratação podem contratar um MSP para complementar sua equipe interna de TI.
Os MSPs lidam com o trabalho complexo, demorado ou repetitivo envolvido no gerenciamento da infraestrutura de TI ou dos sistemas do usuário final. Os MSPs normalmente fazem o seguinte:
- gerenciar o gerenciamento de infraestrutura de TI;
- prestação de assistência técnica aos funcionários;
- adicionar software de segurança cibernética à TI;
- gerenciar contas de acesso de usuários;
- gerenciar a gestão de contratos;
- fornecer conformidade e gerenciamento de risco; novamente
- prestação de serviços de pagamento.